sábado, 3 de outubro de 2009

Comemoração do 25º. Aniversário da ANAP


Hoje, 3 de Outubro, teve lugar, na Escola Prática de Polícia - Torres Novas, a concentração dos persistentes e indefectíve
is companheiros da Polícia de Segurança Pública de todo o País, tendo comparecido cerca de 480 pessoas.

A Associação Nacional da PSP (ANAP) comemorou neste Estabelecimento de Ensino da Polícia, o 25º. Aniversário da Associação (e Festa das Bodas de Prata), com o habitual almoço anual de confraternização, para o qual foram convidados pelo Presidente da Associação, Senhor Vitorino Baroso Dinis, todos os familiares e amigos dos associados.

Sequência das Comemorações:
  • 10h00 recepção aos associados;
  • 11h00 celebração da Missa na Capela da Escola;
  • Das 12h30 às 13h00, recepção às Entidades convidadas (Ministro da Administração Interna - Dr. Rui Pereira; Adjunto do Director Nacional da PSP - Superintendente-Chefe Machado da Silva; Director da EPP; Comandantes Distritais de Santarém e de Leiria; Capelão da EPP, além de outras entidades).
O Senhor Ministro da Administração Interna, Presidente de Honra da Associação, no seu discurso alusivo ao evento, proferiu palavras do agrado dos associados e congratulou-se pela continuidade destes Convívios e realçou também o esforço feito por todos os aposentados, quer pela sua presença, quer pela Direcção Nacional quer ainda pelas Delegações e Núcleos de todo o País, que se esforçaram no sentido de promover tão importante evento.

As outras entidades que discursaram não deixaram de enfatizar as manifestações de camaradagem entre aqueles que, durante décadas, comungaram as mesmas alegrias, tristezas e dificuldades, que, afinal, proporcionam os Convívios, contribuindo grandemente para aquele sentimento que dá pelo nome AMIZADE.

Após a refeição foram agraciados com a medal
ha alusiva aos "20 anos de associado" cerca de 80 elementos, e entregues as respectivas medalhas aos agraciados que se encontravam presentes na cerimónia.

Ainda antes do "partir" do Bolo de Aniversário, o S
enhor Ministro da Administração Interna, descerrou, simbolicamente, uma lápide comemorativa dos 25 Anos da Associação, com a inscrição: «Amizade», «Companheirismo», «Solidariedade» destinada a ser afixada na sede da ANAP, que se situa em Coimbra.


Ao longo destes 25 anos de convívios anuais, normalmente com as presença dos nossos familiares que se deslocam como acompanhantes, aos quais agradecemos a paciência com que nos "aturam"; basta que dois ou três formem um grupinho, e a conversa sobre a profissão escorre infindável e com o mais profundo esquecimento das pessoas que nos rodeiam; até porque, foi no activo, que fizemos amigos, e traçamos planos para o futuro. O que depois fizemos ou viermos a fazer, será sempre um reflexo desses tempos.

Estão, pois, de parabéns não só o Presidente da DN como os Dirigentes das Delegações da ANAP e todos aqueles que, de uma forma ou de outra, se interessaram ou deram o seu contributo na realização deste evento anual.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Em relação às palavras proferidas pelo Senhor Ministro da Administração Interna, referi que "proferiu palavras do agrado dos associados", esclareço ainda o seguinte:
A estruturação dos Serviços de Assistência Médica, em condições eficientes, para o pessoal no activo, aposentado e seus familiares, foi criada através do D. L. nº. 42 942, de 25Abr1960;
No decorrer das décadas de "60", "70" e "80" o Serviço de Assistência na Doença (SAD/PSP) melhorou substancialmente.
Contudo, com a publicação do D. L. nº. 158/2005, de 20Set, perderam-se direitos adquiridos; nomeadamente o pessoal aposentado, pré-aposentado e familiares a cargo, bem como os familiares do pessoal em serviço activo e funcionários civis, perderam o direito à assistência médica e medicamentosa nos Postos Clínicos e outros serviços de saúde próprios da PSP.

. . . . . . . . . .
Depois do encontro anual / 2009, o Presidente da ANAP, Senhor Subintendente Vitorino Baroso Dinis, dirigiu a todos os seus associados, o seguinte Comunicado:
"A Direcção Nacional da ANAP continuará a encetar esforços no sentido de, junto das entidades responsáveis, levar a cabo reivindicações e diligências necessárias, a fim de dar aos polícias, com especial relevo aos seus aposentados, os direitos que todos reconhecemos legítimos e merecidos.
Foi pois, com muita satisfação e orgulho, que na celebração do 25 aniversário desta Associação, ouvimos, do próprio Ministro da Administração Interna, Dr. Rui Pereira, a notícia que todos nós, os aposentados, iríamos voltar a ter assistência médica nos postos clínicos dos comandos.
Junto se anexa, cópia dessa determinação".
«Assunto: Utilização da rede de postos clínicos da Polícia de Segurança Pública
Relativamente ao assunto referenciado em epígrafe, informa-se que, por proposta desta Direcção Nacional foram proferidos os despachos de 24 de Setembro de 2009 e de 8 de Outubro de 2009, de S. Exª. o Ministro da Administração Interna, nos quais foi autorizada respectivamente a utilização dos Postos Clínicos da Polícia de Segurança Pública por todos os beneficiários titulares do SAD/PSP na situação de pré-aposentação e aposentação, bem como do pessoal com funções policiais do Mapa de Pessoal da PSP, de acordo com a disponibilidade dos serviços existentes e com a prevalência da satisfação das necessidades de apoio à missão operacional.
O Director Nacional - Francisco Maria Correia de Oliveira Pereira - Superintendente-Chefe".
. . . . . . . . . .
Ainda a propósito dos "direitos que todos reconhecemos legítimos e merecidos", sugiro à ANAP que promova diligências no sentido de, com vista a colmatar a lacuna dos despachos por não ter enquadrado neles os familiares do pessoal do activo, aposentado e pré-aposentado a cargo de uns e outros, que foram olvidados.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

No Convívio/2009 foi apresentado um Livro
Título:
História da Associação Nacional dos Aposentados da Polícia e das Injustiças de que têm sido vítimas os Aposentados da PSP;
Autor:
Manuel Francisco Pereira.
Durante treze anos consecutivos (1988 a 2001), o Senhor Comissário Principal (aposentado) Pereira, exerceu o cargo de Presidente da Direcção Nacional da ANAP.
Na obra, o seu autor apresenta-nos um relato de pessoas, datas e acontecimentos. É um relato alargado que permite conhecer e entender melhor a polícia e a própria ANAP; aprofundando o âmbito da pesquisa, o autor contextualiza as realidades e as causas que motivaram a fundação da própria Associação.
Nestas breves notas gostaria de deixar impresso neste blog as minhas felicitações ao autor.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Comentários
NOCA disse:
"E eu felicito o Bloger, Camarada e Companheiro de lutas, umas mais difíceis, (já passadas), e outras agradáveis que ainda se vão vivendo.
Os meus parabéns à ANAP pelo seu 25º. Aniversário.
É sempre reconfortante o encontro de amigos e lutadores por causas comuns, sobretudo quando essas causas são o bem dos cidadãos e a defesa dos seus direitos, como é o caso da PSP.
Acho interessante e característico das nossas comemorações, a ligação que sempre fazem com a religião: não há comemoração que não meta missa - é a tradição e, "costumes não os ponhas nem os tires", dizia um antigo professor muito avisado, que tive.
Parabéns pelo evento e um abraço do NOCA".
7 de Outubro de 2009 12:29
NOCA - Nobre de Campos, distinto Oficial da GNR, na situação de aposentação, foi Alferes Miliciano na minha Companhia (CC 115) - Angola.
Agradeço os parabéns e retribuo o abraço
VALHOR
-
José António disse:
Sr Horta
Só hoje tive acesso ao seu blog e aproveito para o felicitar pelo trabalho desenvolvido, em especial sobre a comemoração do 25º. Aniversário da ANAP, que gostei imenso. Eu também estive presente.
Continue a escrever, nem que seja, somente, sobre essa grande Instituição que se chama POLÍCIA.
Aproveito para o felicitar e desejar-lhe um Feliz Ano Novo, votos extensivos a todos os seus familiares.
Um abraço
José António Faustino Matias

31 de Dezembro de 2009 00:11
-
Sr Matias
Conforme referi, este meu trabalho estará continuamente em construção!...
Agradeço e retribuo os Votos de um Feliz Ano Novo que me endereçou.
Um Abraço Amigo
ValHor
-


2 comentários:

NOCA disse...

E eu felicito o Bloger, Camarada e Companheiro de lutas, umas mais difíceis,(já passadas), e outras agradáveis que ainda se vão vivendo.
Os meus parabéns à ANAP pelo seu 25º Aniversário.
É sempre reconfortante o encontro de amigos e lutadores por causas comuns, sobretudo quando essas causas são o bem dos cidadãos e a defesa dos seus direitos, como é o caso da PSP.
Acho interessante e característico das nossas comemorações, a ligação que sempre fazem com a religião: não há comemoração que não meta missa - é a tradição e, "costumes não os ponhas nem os tires", dizia um antigo professor muito avisado, que tive.
Parabéns pelo evento e um abraço do

Noca

José António disse...

Sr Horta.
Só hoje tive acesso ao seu blog e aproveito para o felicitar pelo trabalho desenvolvido, em especial sobre a comemoração do 25º Aniversário da ANAP, que gostei imenso.Eu também estive presente.
Continue a escrever, nem que seja, somente, sobre essa grande Instituição que se chama POLÍCIA.
Aproveito para o felicitar e desejar-lhe um Feliz Ano Novo, votos extensivos a todos os seus familiares.
Um abraço
José António Faustino Matias