segunda-feira, 1 de março de 2010

A Polícia na Sociedade (.)


Conclusão


Esta minha abordagem sobre a polícia, como componente da estrutura social que organiza os estados, não pretende mais que lembrar a contribuição desta instituição para a segurança das nações e dos povos.
Naturalmente que toda a acção desta instituição foi sendo actualizada, quer em função de interesses dominantes, quer pela acção humanista que veio a alargar o âmbito da sua acção, a partir, sobretudo, dos valores de igualdade e cidadania que se imprimiram nas constituições americana e francesa do séc. XVIII.
A acção da Polícia, como interveniente cívica na estabilização da vida social tem, como todas as instituições que são da responsabilidade dos homens, momentos de grandeza e outros que nem sempre foram aceitáveis à luz dos valores actuais.
Algumas figuras do polícia diligente ficaram célebres, quer através da literatura, como o inspector parisiense Javert, criado por Victor Hugo, quer através da sua histórica intervenção social como o nosso famoso Intendente Pina Manique, criador da Casa Pia.
Como a sociedade tem caminhado para os diversos campos da especialização, naturalmente a polícia tem acompanhado esse desenvolvimento.
Este tema tratado numa perspectiva histórica muitíssimo resumida, como no início referi, poderá dar para reviver a história da polícia e da sua própria evolução ao longo dos tempos.
Perceber-se-á certamente que o seu desenvolvimento progressivo deu-se, em paralelo, na medida da evolução histórica do país, isto é, da própria sociedade em que se insere.
Porém, a própria sociedade tem também, e por vezes, uma imagem dúbia da polícia e um quadro de expectativas por vezes irreconciliáveis, já que, por um lado, exige dela repressão contra o crime e, por outro, critica a acção policial. Muito a propósito, algumas séries americanas recentes, que se debruçaram sobre a profissão, chegaram à conclusão de que "ser polícia" é uma das mais perigosas profissões do Planeta.
Referi ainda no tema um ou outro ramo ou órgão especializado ou de ensino da Instituição, como por exemplo, a Escola Prática de Polícia, a Unidade Especial de Polícia e o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna que especializa profissionais em graus superiores, em concorrência com as mais altas funções na defesa do estado e do cidadão.
Alguns livros a que fiz referência na Bibliografia fazem um relato circunstanciadamente, sóbrio e esclarecedor, que permite conhecer melhor alguns factos mais relevantes que nos levam a compreender muito melhor o passado da polícia, o qual continua permanentemente num constante processo adaptativo face à evolução da sociedade em que está inserida.
-


Foto da tomada de posse de Superintendentes-Chefes, de Superintendentes e de Subintendentes

Local:
Salão Nobre da Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública - Lisboa (18Dez1998)

Da esquerda para a direita:
Subintendentes Encarnação Trindade; Moreira Rodrigues; Silva Conde; Santana Ribeiro; e Paulo Aires. Superintendente Jorge Barreira. Superintendente-Chefe Ruivo de Oliveira. Director Nacional da PSP - Gonçalves Amaro, que deu posse aos recém-promovidos. Superintendente-Chefe Alves Martins. Superintendente Machado Silva. Subintendentes Ribeiro Fonseca; Valadas Horta e Cardoso Amaral.

-

Bibliografia
  • A vida no Antigo Egipto (livro) - Autor: Boris de Rachewiltz - Círculo de Leitores
  • Anuários da Escola Prática de Polícia (livros)
  • As raízes da Investigação Criminal - Internet http://juvi.com/artigos/2081/ - Higor Jorge
  • Clube do Coleccionador - Revista Quadrimestral
  • Dados alusivos às efemérides das medalhas policiais e comemorativas pertencentes à minha colecção
  • Grande Enciclopédia Universal - Edição em exclusivo para o Correio da Manhã
  • História da Polícia de Segurança Pública - das Origens à Actualidade (livro) - Autor: João Cosme, Edição Sílabo, Ldª.
  • Lictor - A enciclopédia livre (Internet) http://pt.wikilingue, com/es/Lictor
  • Nos Trilhos da Pedagogia - de Aldeia Galega a Montijo (livro) - Autor: Dr. Joaquim Carreira Tapadinhas - Edição comemorativa do Cinquentenário da Escola Secundária Jorge Peixinho
  • O Homem na América - Internet
  • Polícia: que instituição é esta http://www.adalbertotargino.com/2009/10/05/polícia-que instituição e esta/
  • Polícia Portuguesa - Revistas: nºs 225/1974, 27/1984, 100/1996 e outras
  • Portugal (livro) - Guia American Express
  • Reis e Rainhas de Portugal (livro) - Autor: Manuel de Sousa; Prefácio: Dom Duarte de Bragança
  • Subsídios para a História da Polícia Portuguesa (livro) - Autores: Dr. Diamantino Sanches Trindade e Subintendente Manuel dos Reis de Jesus - Obra mandada investigar e executar pelo Comandante da Escola Superior de Polícia Superintendente-Chefe Fernando Manuel Afonso de Almeida
  • Vontade de Vencer (livro) - Autor: Comissário Principal Dr. António Lourenço.

Colaboradores
  • Joaquim Carreira Tapadinhas, historiador e escritor - Licenciado em História, Pós-Graduado em História de Portugal e Mestre em História Política e Social (Ofereceu-me o livro da sua autoria: Nos Trilhos da Pedagogia, com a dedicatória: «Para o meu amigo ...Horta, alentejano que adoptou Montijo como sua terra. Um abraço fraterno»).
  • Manuel dos Reis de Jesus, Subintendente da PSP, aposentado (Ofereceu-me o livro de sua co-autoria: Subsídios para a História da Polícia Portuguesa, com a dedicatória «Ao meu bom amigo e colega ...Horta, com um grande abraço de muita amizade e estima»).


Sem comentários: