quarta-feira, 2 de julho de 2008

Oferta de um Livro - Agradecimento

Quero exprimir ao Dr. Joaquim Carreira Tapadinhas, distinto historiador e escritor, a enorme satisfação com que me surpreendeu, em minha casa, oferecendo-me mais uma obra de sua autoria.

O meu amigo, Dr. Tapadinhas, ofereceu-me o livro Nos Trilhos da PedagogiaDe Aldeia Galega a Montijo (1772-2008) – Edição comemorativa do Cinquentenário da Escola Secundária Jorge Peixinho (1957/58-2007/08)”, devidamente autografado e com uma dedicatória alusiva à minha pessoa, que muito me sensibilizou. São atenções que não esquecem; são gestos que só os amigos fraternos têm uns para com os outros.

Interpreto o livro “Nos Trilhos da Pedagogia”, como uma réplica das aulas magistrais de outrora, os novos vectores que matizam o sistema educativo actual e as alterações pedagógico-didácticas, sobretudo as de ordem tecnológica, que se estão a desenvolver em todos os domínios da sociedade no princípio deste século.

A obra em si, é de grande riqueza cultural, tão rigorosa no seu método e tão feliz na ordenação.

Estou certo de que a leitura ou a simples consulta deste livro, facilita os que queiram saber algo sobre o Montijo ao longo dos tempos; irá contribuir para a formação das novas gerações e servirá a sede de saber da juventude.

Extraído da capa do livro, coloquei no meu Blog, os prólogos de distintas figuras da cultura, que explicam o motivo da obra ou justificam os processos nela seguidos.

Felicito pois o Dr. Joaquim Carreira Tapadinhas, por tão árduo e meritório trabalho.

Devo ainda um gesto de gratidão e reconhecimento, pela prestimosa colaboração recebida do Senhor Dr. Tapadinhas, num livro que escrevi “Memórias de Um Passado Recente”, pela cuidada revisão e pelas valiosas sugestões que me deu (somos amigos há muito tempo! Nomeadamente desde 1974/1975, numa altura em que ele foi Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Montijo e eu comandei interinamente a Esquadra da PSP do Montijo. Democraticamente resolvemos alguns problemas de difícil solução, num período em que a democracia, dava os seus primeiros passos de consolidação no nosso País).

Em nome dos valores essenciais da nossa tradição Montijense, que o meu amigo Dr. Tapadinhas cultiva e que intransigentemente defende, agradeço sinceramente o seu magnífico esforço e manifesto-lhe o meu regozijo.

De outras obras do Professor Joaquim Carreira Tapadinhas, falarei numa outra oportunidade.
.
Comentário:
NOCA disse...
"É assim mesmo: 'O caminho faz-se caminhando!'.
E tu Companheiro estás bem acompanhado, por isso o caminho se torna mais fácil e rico de experiências e vivências partilhadas.
Deve ser aliciante essa obra sobre a vossa cidade de Montijo.
'ALDEIA GALEGA!' como se chamava ainda há menos de um século, porventura.
Hoje uma cidade em rápido crescimento, deve ser mesmo a que mais cresceu na última década.
Parabéns ao autor e a ti que estás a dar realce à tua cidade, com o registo dos eventos mais significativos nela ocorridos".
4 de Julho de 2008 10:26
.

1 comentário:

NOCA disse...

É assim mesmo: "O caminho faz-se caminhando!".
E tu Companheiro estás bem acompanhado, por isso o caminho se torna mais fácil e rico de experiências e vivências partilhadas.
Deve ser aliciante essa obra sobre a vossa cidade de Montijo.
"ALDEIA GALEGA!" como se chamava ainda há menos de um século, porventura.
Hoje uma cidade em rápido crescimento, deve ser mesmo a que mais cresceu na última década.
Parabéns ao autor e a ti que estás a dar realce à tua cidade, com o registo dos eventos mais significativos nela ocorridos.