segunda-feira, 1 de junho de 2009

1 de Junho, Dia Mundial da Criança

.

A propósito do Dia Mundial da Criança:




Após a Segunda Grande Guerra Mundial, as crianças de todo o Mundo enfrentaram dificuldades de vária ordem. Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs às Nações Unidas (ONU) que se comemorasse um dia dedicado a todas as crianças do Mundo. A Convenção sobre os Direitos da Criança, foi então elaborada, em 1989, nos seguintes termos (Publicação da Revista Polícia Portuguesa, nº. 75 - Mai/Jun - 1992):

.

"DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA

Considerando que a humanidade deve dar à criança o melhor de si própria, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclama a presente Declaração dos Direitos da Criança a fim de que ela tenha uma infância feliz e beneficie, tanto no seu interesse, como no interesse da sociedade, dos direitos e liberdades que aí são anunciados; convida os pais, os homens e as mulheres a título individual, assim como as organizações voluntárias, as autoridades locais e os governos nacionais a reconhecerem estes direitos e a esforçarem-se por assegurar o respeito que lhes é devido, por meio de medidas legislativas e outras adoptadas progressivamente em aplicação dos seguintes princípios:
I
A criança deve gozar de todos os direitos enunciados na presente Declaração. Estes direitos devem ser reconhecidos a todas as crianças sem qualquer excepção e sem distinção ou discriminação baseadas na raça, na cor, no sexo, na língua, na religião, nas opiniões políticas ou outras, na origem nacional ou social, na fortuna, no nascimento ou em qualquer outra situação que se aplique à própria criança ou à família.
II
A criança deve beneficiar de uma protecção especial e ver-se rodeada de possibilidades e facilidades concedidas pela lei e por outros meios, a fim de se poder desenvolver de uma maneira sã e normal no plano físico, intelectual, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. Na adopção de leis para este fim o interesse superior da criança deve ser a consideração determinante.
III
A criança tem direito, desde o nascimento, a um nome e a uma nacionalidade.
IV
A criança deve beneficiar de segurança social. Deve poder crescer e desenvolver-se de uma maneira sã; com este fim devem ser-lhe assegurados, assim como à mãe, um auxílio e uma protecção especiais, nomeadamente cuidados pré-natais e pós-natais adequados. A criança tem direito a alimentação, alojamento, distracções e cuidados médicos apropriados.
V
A criança física, mental ou socialmente desfavorecida deve receber o tratamento, a educação e os cuidados especiais que o seu estado ou a sua situação exijam.
VI
A criança, para o desenvolvimento harmonioso da sua personalidade, tem necessidade de amor e compreensão. Deve tanto quanto possível crescer sob a protecção e responsabilidade dos pais e em qualquer caso numa atmosfera de afecto e de segurança moral e material; a criança na primeira infância não deve, salvo circunstâncias excepcionais, ser separada da sua mãe. A sociedade e os poderes públicos têm o dever de consagrar um cuidado particular às crianças sem família ou às que não possuem meios suficientes de existência. É desejável que sejam concedidos às famílias numerosas subsídios do Estado ou de outras entidades para o sustento dos filhos.
VII
A criança tem direito a uma educação, que deve ser gratuita e obrigatória, pelo menos aos níveis elementares. Deve beneficiar duma educação que contribua para a sua cultura geral e lhe permita, em condições de igualdade de oportunidades, desenvolver as suas faculdades, a sua opinião pessoal e o seu sentido das responsabilidades morais e sociais, e de se tornar um membro útil da sociedade.
O interesse superior da criança deve ser o guia dos que têm a responsabilidade da sua educação e da sua orientação; esta responsabilidade incumbe em primeiro lugar aos pais.
A criança deve ter toda a possibilidade de se entregar a jogos e actividades recreativas, que devem ser orientados para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste direito.
VIII
A criança deve, em todas as circunstâncias, estar entre os primeiros a receber protecção e socorros.
IX
A criança deve ser protegida contra todas as formas de negligência, de crueldade e de exploração. Não deve ser submetida a nenhuma espécie de tráfico.
A criança não deve ser admitida em empregos antes de ter atingido uma idade mínima apropriada; não deve, em caso algum, ser obrigada ou autorizada a ter uma ocupação ou um emprego que prejudique a sua saúde ou a sua educação, ou que entrave o seu desenvolvimento físico, mental ou moral.
X
A criança deve ser protegida contra as práticas que possam conduzir à discriminação racial, à discriminação religiosa ou a qualquer outra forma de discriminação. Deve ser educada num espírito de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e na convicção de que lhe compete consagrar a sua energia e o eu talento ao serviço dos seus semelhantes.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Da Revista POLÍCIA PORTUGUESA

























.

.



.



.



.



.



.


.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Os meus netos: O André, o Tomás e a Rita, de 15, 8 e 2 anos de idade, respectivamente, às 08h00 de hoje, já estavam a receber as respectivas prendinhas das mãos da avó Eugénia que não esquece os seus netinhos no Dia da Criança.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Parafraseando!

"OS DEZ MANDAMENTOS DOS PAIS

I

Amarás o teu filho com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças mas, sempre inteligentemente com todo o teu coração

II

Verás o teu filho sempre como um ser e não como uma coisa de tua propriedade.

III

Não exigirás do teu filho amor e respeito. Terás que os conquistar e ele os praticará para contigo.

IV

Não te irrites perante as imprudências do teu filho. Sê paciente e lembra-te dos erros que cometeste quando tinhas a idade dele.

V

Pensa em todos os momentos que o teu filho vê em ti um seu superior. Nunca o desiludas em tempo algum.

VI

Reflete que o teu exemplo será mais eloquente para o teu filho que todos os conselhos que lhe deres.

VII

Procura representar na existência do teu filho um sinal que o impeça de tomar um rumo errado do qual dificilmente sairá.

VIII

Ensina o teu filho a manter-se firme e irredutível na luta pela vida.

IX

Ajuda o teu filho a admirar e a praticar as coisas belas, tais como a bondade, a amizade e o amor e a ser escravo da verdade.

X

Faz da tua casa um verdadeiro lar do céu da tua própria felicidade, da de teus filhos e seus amigos e dos teus próprios".

Manuel Martinho Pimenta - Comissário Principal (hoje Subintendente Apos.) - Revista POLÍCIA PORTUGUESA, nº. 22- JUL/Ago-1983

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

PRECE DE UM PAI

"SENHOR

Dá-me um filho bastante forte para saber quanto é fraco, e corajoso bastante para se enfrentar a si mesmo quando tiver medo; um filho que seja orgulhoso e inflexível na derrota inevitável, mas humilde e manso na vitória.

Dá-me um filho cujo esterno não esteja onde deveria estar a espinha dorsal; um filho que te conheça e que saiba que conhecer-se a si mesmo é a pedra angular do saber.

Guia-o, eu te suplico, não pelo caminho fácil do conforto, mas sob a pressão e o orgulho das dificuldades e dos obstáculos.

Que aprenda a manter-se erecto na tempestade e a ter a compaixão dos malogrados.

Dá-me um filho de coração puro e objectivos elevados; um filho que saiba dominar-se antes de procurar dominar os outros homens; um filho que aprenda a rir, mas que não desaprenda de chorar; um filho que tenha olhos para o futuro, mas que nunca se esqueça do passado.

E depois que lhe tiveres concedido todas estas coisas, dá-me, eu te rogo, compreensão bastante para que seja sempre um homem sério sem, contudo, se levar nunca muito a sério.

Dá-lhe humildade, senhor, para que possa ter sempre em mente a simpliciade da verdadeira grandeza, a tolerância da verdadeira sabedoria, a humildade da verdadeira força.

Então eu, seu pai, ousarei murmurar:

»NÃO VIVI EM VÃO» "

General MAC'ARTHUR

.

Revista: POLÍCIA PORTUGUESA, Nº. 80 - Mar/Abr/- 1993



.


.


.


.


.


.


.


.


.


.


.


.


.

.

.

.

.

.

Comentário a este post (transcrição)

NOCA disse...

"Bom trabalho Caro VALHOR!

A referência que fazes aos teus netos não me foi indiferente, por saber quanto lhes és dedicado e como vocês, Avós, os apoiam na sua labuta diária do crescimento moral e físico.

Felicidades para eles que serão as vossas também!

Quanto às outras crianças, que direi? Que são o futuro e o melhor dos tesouros. Respeitemo-las e ajudemo-las a crescer.

É curioso como das grandes catástrofes, (sobretudo guerras), nascem novas ideias, que normalmente fazem avançar a humanidade. É assim o processo de evolução do homem: uma dialética permanente, feita de luta consigo próprio: da grande tragédia da 2ª. guerra mundial surgiram muitas ideias de progresso para a humanidade. A dos Direitos da Criança foi talvez uma das mais salientes e consequentes! Lembro-me das crianças que vieram do centro da europa para Portugal, por terem perdido os seus familiares. Muitas aqui permaneceram por largos anos e alguns por cá ficaram, enriquecendo também a nossa sociedade.

Anseio pelo próximo ano, em que já poderei também acarinhar a minha neta, no Dia da Criança!

Enquanto isso não acontece, desejo o melhor para todas as crianças do mundo, especialmente para as que sofrem carências de toda a ordem, lembrando especialmente as de África e da Índia, onde há sociedades muito injustas e carentes".

1 de Junho de 2009 21:59

.

Vanda Gandum disse...

A criança é o bem mais precioso! São elas que nos ensinam a sorrir e que nos dão sentido à vida!!

Todos devemos promover o bem estar de TODAS AS CRIANÇAS!!!

Parabéns Subintendente pelo excelente comentário

Sandra Gandum

24 de Junho de 2009 15.30

.

César disse:

Olá

Sou jovem, chamo-me César e estou aqui para lhe dar os parabéns pela criação dos seu blog que tem posts interessantes.

Quanto ao post de "O Dia da Criança", que tem conteúdo, acrescento que devemos fazer desse dia "todos os dias" para que as gerações futuras não venham a ser piores do que as anteriores. Sabemos de casos em que as crianças nascem e deambulam pelas ruas num ambiente de marginalidade e sem a mínima hipótese de receberem o sustento, o carinho e a educação, imprescindíveis para a sua formação.

Se, as gerações futuras forem protegidas e educadas assegurarão o que o nosso planeta tem de melhor para lhes oferecer, o qual tantas desctruições tem sofrido ultimamente. Animais e plantas são extintos todos os dias e, não poderão ressuscitar, uma vez extintos! Os animais e as plantas povoam em determindados habitat, não vivem independentes uns dos outros mas sujeitos a relações entrecruzadas entre todos eles. Com medidas acertadas evitar-se-á que o nosso planeta se torne um deserto ou expluda entre chamas.

Cabe aos adultos a responsabilidade de orientar a criança na aprendizagem do caminho que deverá trilhar.

A Terra inteira é a nossa casa e se protegermos a sua beleza ela se recriará por si mesma, a cada minuto. O que fizermos agora, se não for bem feito, afectará o futuro com que naturalmente sonhamos.

Bem haja

César

25 de Julho de 2009

.

3 comentários:

NOCA disse...

Bom trabalho Caro VALHOR!
A referência que fazes aos teus netos não me foi indiferente, por saber quanto lhes és dedicado e como vocês, Avós, os apoiam na sua labuta diária do crescimento moral e físico.
Felicidades para eles que serão as vossas também!
Quanto às outras crianças, que direi? Que são o futuro e o melhor dos tesouros. Respeitemo-las e ajudemo-las a crescer.
É curioso como das grandes catástrofes, (sobretudo guerras), nascem novas ideias, que normalmente fazem avançar a humanidade. É assim o processo de evolução do homem: uma dialética permanente, feita de luta consigo próprio: da grande tragédia da 2ª guerra mundial surgiram muitas ideas de progresso para a humanidade. A dos Direitos da Criança foi talvez uma das mais salientes e consequentes!
Lembro-me das crianças que vieram do centro da europa para Portugal, por terem perdido os seus familiares. Muitas aqui permaneceram por largos anos e alguns por cá ficaram, enriquecendo também a nossa sociedade.
Anseio pelo próximo ano, em que já poderei também acarinhar a minha neta, no Dia da Criança!
Enquanto isso não acontece, desejo o melhor para todas as crianças do mundo, especialmente para as que sofrem carências de toda a ordem, lembrando especialmente as de África e da Índia, onde há sociedades muito injustas e carentes.

Vanda Gandum disse...

A criança é o bem mais precioso! São elas que nos ensinam a sorrir e que nos dão sentido à vida!! Todos devemos promover o bem estar de TODAS AS CRIANÇAS!!!
Parabéns Subintendente pelo excelente comentário.
Sandra Gandum

César disse...

Olá,

Sou jovem, chamo-me César e estou aqui para lhe dar os parabéns pela criação do seu blog que tem posts interessantes.

Quanto ao post de "O Dia da Criança", que tem conteúdo, acrescento que devemos fazer desse dia "todos os dias" para que as gerações futuras não venham a ser piores do que as anteriores. Sabemos de casos em que as crianças nascem e deambulam pelas ruas num ambiente de marginalidade e sem a mínima hipótese de receberem o sustento, o carinho e a educação, imprescindíveis para a sua formação.

Se, as gerações futuras forem protegidas e educadas assegurarão o que o nosso planeta tem de melhor para lhes oferecer, o qual tantas destruições tem sofrido ultimamente. Animais e plantas são extintos todos os dias e, não mais poderão ressuscitar, uma vez extintos! Os animais e as plantas povoam em determinado habitat, não vivem independentes uns dos outros mas sujeitos a relações entrecruzadas entre todos eles. Com medidas acertadas evitar-se-á que o nosso planeta se torne um deserto ou expluda entre chamas.

Cabe aos adultos a responsabilidade de orientar a criança na aprendizagem do caminho que deverá trilhar.

A Terra inteira é a nossa casa e se protegermos a sua beleza ela se recriará por si mesma, a cada minuto. O que fizermos agora, se não for bem feito, afectará o futuro com que realmente sonhamos.

Bem Haja,
César