quarta-feira, 23 de abril de 2008

EXPOSUB - Montijo - 18 a 20 Abril 2008

No período de 18 a 20 Abr2008, a EXPOSUB levou a efeito no Parque de Exposições do Montijo, o 2º. Salão Internacional de Actividades Subaquáticas.
A EXPOSUB é uma Associação Voluntária sem fins lucrativos que desenvolve projectos relacionados com as actividades subaquáticas em geral e particularmente com o mergulho nas suas diversas vertentes.

A Esquadra da PSP do Montijo foi convidada a participar no evento.

Foram muitos os expositores, nomeadamente:
. A Câmara Municipal do Montijo;
. A Esquadra da PSP do Montijo;
. A Marinha Portuguesa;
. As Regiões de Turismo da Madeira e dos Açores;
. Várias Companhias de Seguros portuguesas e estrangeiras;
. Mais de trinta Instituições ligadas ao Mergulho Profissional.

A Polícia de Segurança Pública apresentou em público alguns dos equipamentos e artigos diversos, tais como:
1 Manequim das CIEXSS
1 Painel de Material de Inactivação; 1 Manipulador Telescópico; 1 Fibroscópio; 1 Hook & Line; 1 Canhão Disruptor-Neutrex; 1 Fato de Alta Protecção; 1 Robot Cyclops e 1 Robot MK8 Plus.
1 Manequim do Corpo de Intervenção
1 Fato V-Top; 1 Fato Ignifugo; 1 Escudo de Protecção colectiva/barreira; 1 Escudo Individual; 1 Capacete de Ordem Pública c/Protecção da Cervical; Máscaras Anti-Gás.
1 Televisão (ligada ininterruptamente) com filmes relacionados com demonstrações/sensibilização de actividades policias, acções e prevenção e também do âmbito escolar.
1 Painel – Programa Integrado – Policiamento de Proximidade – Iniciativas da Esquadra do Montijo, dirigido nomeadamente a pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos, residentes no Montijo – Apontando para a prevenção furtos e roubos e inscrições para acções de formação e para prevenção da criminalidade.
1 Painel – A chamar a atenção acerca das bombas de Carnaval (cuidados a ter).

Fui convidado pelo Senhor Comandante da Polícia local para, no espaço reservado à PSP, expor artigos da minha colecção alusivos à Instituição/PSP, a fim de dar também uma panorâmica singular da Instituição Policial em toda a sua riqueza histórica e cultural.
A heráldica dos brasões documenta a história e esta, por sua vez, valoriza-a.
Apresentei:
. Medalhas Policiais e Comemorativas da PSP;
. Guiões de todos os Comandos de Polícia;
. Isqueiros com os brasões de todos os Comandos;
. Pratos, Chávenas, Porta-Chaves do tipo crachá; Canecas; Cinzeiros; etc., tudo alusivo à PSP, conforme fotos * que a seguir vão ser publicadas.

Os agentes que estiveram presentes foram afáveis para com os visitantes e facilitaram a compreensão para a fácil identificação do material, dos filmes ininterruptos e dos artigos expostos e ao mesmo tempo partilharam e divulgaram a importância histórico-cultural da Instituição a que pertencem.
-
Publicado: Jornal do Montijo, Pág. Cultura, de 25Abr2008. Título: "PSP mostra material e meios"

* Fotos REI – Rua Manuel N.N. de Almeida, 12, 2870-352 – Montijo
Tel. 212 311 465 – E-mail:
fotos_rei@iol.pt - www.fotosrei.com

Sem comentários: