quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Guiões e Isqueiros

Tenho na minha colecção os guiões (miniaturas) de todas as unidades da PSP e tenho também isqueiros de todos os Comandos de Polícia e ainda de algumas Subunidades e Serviços.
Alusivas à PSP, tenho mais algumas peças de colecção, tais como: azulejos, canecas, pratos, chávenas, porta-chaves, salva, cinzeiros, etc.
Há dias, um colega de profissão, perguntou-me: ─ Afinal como é que conseguiste reunir todas estas peças? Respondi-lhe: ─ Não foi assim tão fácil; comprei quase todas as medalhas e ainda uma ou outra peça, todavia algumas delas não estavam expostas para venda ao público e foram-me oferecidas. Perguntar-me-ás como? ─ Nas minhas deslocações que fazia aos Comandos de Polícia, a fim de dar instrução de telecomunicações, cripto, etc.; quando a instrução terminava, por norma, informava o Comandante da Unidade e despedia-me dele. No acto da despedida, era quase sempre obsequiado com uma dessas peças que, por norma, não se encontrava à venda nos bares dos Comandos; este gesto significava para mim um sinal de que o Comandante teria ficado satisfeito com o meu trabalho até porque normalmente se despedia com um “volte sempre”.

Sem comentários: