quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

São Miguel Arcanjo


























S. Miguel Arcanjo, Patrono Princial, da P.S.P.

"A Corporação da Polícia de Seguramça Pública celebra todos os anos o Dia Litúrgico 29 de Setembro, do seu Patrono Principal S. Miguel Arcanjo.
Em todos os Comandos Distritais é lembrado este dia com maior ou menor solenidade.
O Comando-Geral, como já é tradição, mandou celebrar a Santa Missa na Igreja da Penha de França com a assistência dos Srs. Comandantes, representações dos CD de Lisboa, Escola Prática da Polícia, CI, GOE e de todos os que Policiais ou pessoal civil voluntariamente querem homenagear e invocar o seu Padroeiro.
Este ano a Missa celebrada pelo Capelão-Chefe e participada por todos, foi solenizada pelo Grupo Coral da Igreja do Coração de Jesus que costuma actuar na R.T.P. na Missa Dominical.
A Imagem de S. Miguel, ornamentada com flores, num pequeno trono ao lado do altar, lembrava a todos como o Anjo da Paz, o Anjo de Portugal, o Anjo Protector deve ser especialmente invocado por aqueles que têm como missão contribuir para a ordem, tranquilidade e paz nesta sociedade tão deteriorada em que presentemente estamos a viver. Seria bem que muitos se convencessem como se tornaria difícil, para não dizer impossível, viver com relativa paz sem a presença, tantas vezes mal compreendida, duma polícia bem preparada e atenta, pronta a prevenir e contrariar os desmandos de muitos que fazem da lei tábua rasa invadindo os direitos e os bens dos outros. Em democracia que não se perca o sentido do respeito e da autoridade.
Se é certo que cristãmente todos somos irmãos, também é verdade que somos diferentes uns dos outros, e até nos distinguimos na medida em que nos esforçamos, ou não, por dominar a "guerrilha" que actua dentro de cada um de nós - entre o bem e o mal, a verdade e o erro, "o sim e o não", como dizia Plínio Salgado.
O Santo Padre Paulo VI, no BREVE APOSTÓLICO, "QUOD SACRAE LITTERAE" e em que constitue S. Miguel Arcanjo, Parono Principal da PSP portuguesa, fundamenta a sua proclamação na tradição da Igreja "EM DESIGNAR PATRONOS CELESTIAIS PERANTE DEUS QUE AJUDEM COM A SUA PODEROSA INTERCESSÃO E FAÇAM PROSPERAR NA TERRA OS MÚLTIPLOS EMPREENDIMENTOS OU OBRAS DOS HOMENS". E não será grande empreendimento contribuir para a ordem e tranquilidade entre os homens?
Pode dizer-se, e é quase lugar comum, que na paz e com a paz prosperam os povos. Paz sem grandes cartazes, slogans e passeatas que até podem encobrir desígnios diferentes; paz fundamentada no respeito, compreensão e amor pelos outros que, mesmo não sendo iguais, são todos irmãos.
Foi esta doutrina que Cristo, verdadeiro Príncipe da paz, há quase dois mil anos ensinou aos homens e que eles tão facilmente esquecem.
Que S. Miguel Arcanjo esteja, principalmente nos momentos difíceis, com todos os que têm como Patrono e humildemente sabem invocar".
Mons. Antero de Sousa
Publicado na Revista Polícia Portuguesa nº. 23-II Série-Setembro/Outubro de 1983

Sem comentários: