sexta-feira, 28 de março de 2008

As Transmissões na PSP

O Senhor Comissário Principal Aposentado, Albertino Cândido Morais, escreveu na Revista Portuguesa nº. 96, de Nov/Dez, de 1995, um artigo também muito interessante a que deu o título “Breves Apontamentos para a História das Transmissões na PSP”, do qual transcrevo alguns parágrafos:
“Como se sabe, desde tempos remotos que os povos sentiram necessidade de se comunicarem entre si, utilizando para isso, as mais diversas formas de o fazer.
…………………………………………..
Durante o século XIX, com o invento do telefone, foi dado um passo grandioso não só na transmissão de mensagens como no poder de comunicação mais fácil entre as pessoas. Porém, como se deve calcular, o que hoje parece simples, antigamente era difícil e morosa a instalação de uma rede telefónica a qual, dependente de fios estendidos ao ar livre, por dezenas, centenas ou milhares de quilómetros, com facilidade poderia ser interrompida, bastando um simples corte de fios em qualquer ponto do seu traçado …
…………………………………………..
… em Maio de 1947, o único meio de transmissão de mensagens disponíveis entre o Comando Geral e os Comandos Distritais e entre estes e as suas Subunidades, além do correio normal, sempre muito moroso, era pois e somente o telefone.
Decorria o ano de 1946 e através da Imprensa tivemos conhecimento que a PSP iria ser dotada de uma rede rádio para assegurar as suas comunicações.
…………………………………………..
… Nesse mesmo de 1947, é instalado o primeiro equipamento de transmissão e recepção rádio na PSP de Lisboa.
…………………………………………..
Ainda durante o ano de 1947 é instalado o posto de rádio no CD do Porto, seguindo-se logo Coimbra e Castelo Branco.
Já em 1948, surgem as montagens no Comando-Geral, em Setúbal, Faro, Leiria, Évora, Braga, Viseu, Vila Real, Bragança e outros.
…………………………………………..
Durante o 2º. Semestre de 1948 e já com todos os postos ou quase todos os postos instalados, foi criada em definitivo a rede rádio da Polícia de Segurança Pública, que passou a usar a designação de Rede (CSP)
…………………………………………..
Às horas indicadas, o posto director fazia a chamada geral sempre em grafia, lançava o QTR (hora exacta) começando de imediato por chamar, por ordem numérica, cada um dos postos, que normalmente se limitavam a confirmar a sua presença, repetindo o QTR e anunciando, desde logo, qualquer mensagem que tivesse para transmitir, indicando, antecipadamente, a quem se destinava.
…………………………………………..
…já nos meados dos anos 50, mais concretamente (1959/1960) que as transmissões na PSP sofreram grande incremento.
…………………………………………..
Todavia, é nos finais dos anos 80 e princípio dos anos 90 que a PSP consegue que o pessoal apeado seja dotado de material rádio que lhe permite um contacto com a sua Esquadra ou Departamento Policial, deixando por isso de se sentir só e abandonado à sua sorte, como durante muitos anos sucedeu.
Bem haja, pois, a todos aqueles que, de qualquer modo, possam ter contribuído para que as transmissões na PSP sejam hoje um meio eficiente e indispensável, nas honrosas e múltiplas funções que a PSP vem desempenhando em prol e na defesa do bem-estar das populações”.

Sem comentários: