segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Percurso Evolutivo (síntese)

Foi o Marquês de Pombal, que reformou o Corpo de Quadrilheiros, passando este a designar-se por Polícia da Corte e do Reino e também foi este governante que, a partir desta altura, o termo "Polícia" começa a ser utilizado, pois até aqui, o quadrilheiro era conhecido por sisudo, morcego ou nocturno, visto exercer a sua actividade só de noite.
Segundo vários documentos, é por esta altura que se ensaiam os primeiros passos para a criação duma Polícia Política e independente da Polícia da Corte e do Reino. A liberdade de viajar, mesmo dentro do país, passou a ser limitada, com a imposição dos "bilhetes" necessários para as deslocações interurbanas, tal como hoje (...) ainda acontece em nações de regime policial e totalitário.
A época pombalina caracterizou-se por uma reforma exemplar, no âmbito da administração policial e foi em 1760 que foi nomeado o 1º Intendente da Polícia da Corte e do Reino, Inácio Ferreira Souto.
D. Maria I, nomeou Diogo Inácio de Pina Manique, Intendente Geral da Polícia da Corte e do Reino que, em 1801 cria a Guarda Real de Polícia, corpo militarizado e a cavalo.
Como polícia cívica, ligada às "civitas", local privilegiado do convívio dos cidadãos, aí evoluiu à medida que as cidades iam também evoluindo.

1 comentário:

NOCA disse...

Olá Caro ValHor! Estás a fazer um óptimo trabalho de evocação histórica da PSP. De certo que isso te dá muito prazer pela dedicação que sempre revelaste para com essa Prestigiada Corporação que serviste. Mas alem do prazer que possas sentir está tambem o mérito de dar a conhecer aspectos tão curiosos quanto desconhecidos de nossa história policial.
Parabéns e um grande abraço do
Noca