terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Uniforme - Modelo

Muito embora se diga que o uniforme tem uma só forma, que não muda, que é sempre igual, não é assim. O modelo ou padrão de um uniforme, não fica parado no tempo. Evolui e passa naturalmente por uma sucessão gradual de transformações.
Desde a vestidura do quadrilheiro, que usava saltimbarca, antiga vestimenta rústica e aberta dos lados, até à actualidade, o uniforme policial passou por grandes transformações e continuará a passar com a argumentação válida dos seus directores de que é conveniente manter o prestígio e dignidade e de melhorar a apresentação dos efectivos policiais.
Em relação aos uniformes das Forças Armadas:
No Exército:
Os uniformes do Exército remontam ao século XVII, havendo notícia de que as fardas do "Terço do Regimento da Junta do Comércio de Lisboa", já constituíam um tipo específico de Uniforme embora não regulamentado. No entanto, apenas em 1761, D. José I, por Decreto de 27 de Abril, aprova os distintivos a usar pelo Exército e em 1764, por Alvará de 24 de Março, aprova, por proposta do Conde de Schaumbourg Lippe, os Uniformes para o seu Regimento nº. 1. Tal alvará não constituía um Plano de Uniforme mas actuava como tal dando a necessária uniformidade e legalidade ao fardamento a utilizar pelo Exército Português (Pagela nº. 280, dos CTT, de 23-1-1985).
Na Marinha:
As primeiras referências reportam-se ao século XVII e dizem respeito aos uniformes do "Terço da Armada Real do Mar Oceano". Em 1982/83, foi dado ênfase às comemorações dos duzentos anos da criação da Companhia dos Guarda-Marinhas e da sua Real Academia (Pagela nº.244, dos CTT, de 23-2-1983).
Na Força Aérea:
Os uniformes da Força Aérea são muito recentes, pois só em 1952 foi promulgada como ramo independente das Forças Armadas (Pagela nº. 263, dos CTT, de 15-2-1984).

1 comentário:

Guilherme de Almeida disse...

Boa tarde,
Vejo agora os polícias sinaleiros com farda azul-escura, mas na minha infância, digamos por volta de 1959, tenho na memória que essas fardas eram cinzentas. Será imaginação minha ou eram mesmo cinzentas?

Melhores cumprimentos
Guilherme de Almeida
g.almeida50(a)gmail.com